Buscar
  • rafagarofano

Tecnologia a serviço da administração de contratos na infraestrutura



Em meio às transformações digitais no setor de infraestrutura e construção, os contratantes de obras e serviços ainda se veem muitas vezes alheios aos principais acontecimentos no curso de seu empreendimento.


Uma das principais preocupações de qualquer contratante é o acompanhamento em tempo real dos avanços do seu ativo e do retorno sobre o investimento, de acordo com os marcos ao longo do cronograma do projeto. Espera-se cada vez mais um maior nível de detalhamento na integridade de todas as atividades críticas.


Ao mesmo tempo, é fundamental o acompanhamento que permita a integração de dados e a análise preditiva em termos de custos aplicados ao projeto. Há soluções disponíveis que possibilitam a configuração de fluxos de trabalho eletrônicos a fim de alertar sobre as mudanças no contrato à medida que surgem.


Os contratantes esperam cada vez mais que todas essas informações estejam integradas em um único sistema, sem a necessidade de vasculhar sistemas auxiliares. A transparência na implantação de projetos é um imperativo da era da informação e do ambiente digital e conectado.


Do ponto de vista da administração contratual e das relações jurídicas estabelecidas entre o contratante e os contratados, o atraso na constatação de graves problemas de desempenho em uma operação crítica – aguardando a elaboração de relatórios por exemplo – pode significar perdas de produtividade e prejuízos financeiros inestimáveis.


Não é raro que os contratantes sejam notificados sobre atrasos no projeto poucos dias antes de um marco importante simplesmente porque os dados são reportados com atraso, sem uso de tecnologia de integração de análises em tempo real e computação em nuvem que poderiam garantir maior transparência e eficácia.


É fundamental para os contratantes ter a certeza de que seus dados são precisos e atualizados, a fim de comprovar o atendimento às principais métricas ou KPIs definidos para o projeto.


Embora o conceito de gestão digital de projetos não seja novo, a maior transformação está na capacidade de reunir todas as informações em um único sistema, criando um ambiente de dados comum, unindo a coleta, a integração e o armazenamento de dados em todas as fases do projeto, desde a construção até a operação e manutenção da instalação.


Além de um empreendimento bem-sucedido e com redução de custos, há um enorme valor na capacidade de conhecer cada passo e cada uma das responsabilidades dentro de um contrato complexo. A informação reunida e organizada em bancos de dados dos ativos geridos pelo contratante possibilita, além de tudo, a prevenção de litígios, a comprovação de fatos e das responsabilidades, e a resolução efetiva e tempestiva dos percalços que inevitavelmente irão surgir ao longo do desenvolvimento de projetos de investimento de grande porte e alta complexidade.


Fonte: https://infrastructuremagazine.com.au/2021/01/12/why-owners-need-more-data-transparency-from-contractors/


11 visualizações0 comentário